domingo, 26 de maio de 2013

 Cachoeiras de Votorantim


Para chegar em duas das muitas cachoeiras localizadas na cidade de Votorantim, interior de São Paulo é preciso muita adrenalina, força, coragem, e desejo de aventura, pois o acesso é difícil, mas recompensador.



Mata a dentro – na serra de São Francisco - as trilhas guiam corretamente até a primeira cachoeira, cujo nome ainda não foi definido. Para se perder é só sair da trilha. E para se achar é só seguir uma.A área de preservação ecológica contém obstáculos e variação de fauna e flora.



A primeira cachoeira é à 30min de caminhada. As trilhas que levam até ela são duas uma por cima da montanha, que nos presenteia com uma vista geral e deslumbrante da natureza, e a outra por baixo ao lado das águas que são represadas pela Represa de Itupararanga. Antes de chegar, somos tentados á mergulhar em lagos formados pela água que escoa das montanhas enriquecendo mais a paisagem.
Nela várias pedras chamam a atenção, mas precisa-se de muita cautela, pois a maioria é traiçoeira e escorregadia. E, claro, ninguém quer cair em uma pedra!






Já a segunda é a Cachoeira de Itupararanga ou de São Francisco: a mais bela cachoeira da cidade de Votorantim. O grande volume de água que brota em meio à Mata Atlântica e salta 40m é gelada e produz um cenário paradisíaco. O acesso difícil faz com que a cachoeira seja pouco visitada e os que tem o privilégio de conhecê-la mantém a limpeza e preservação do local.

O acesso é difícil porque antes de chegar nela precisa-se descer um paredão de pedra-sabão.


                      Fonte da imagem: http://www.portrilhas.com.br/2012_07_01_archive.html


Mas, pra quem é aventureiro(a) isso é pouco! Vale muito a pena visitar, mas nunca vá sozinho!Até a próxima aventura!!  Recomendo.

Fotos e texto por: Carolina Pinto - blogueira
Como chegar na Represa?




Centro Educacional e Cultural Brasital

A Brasital é um dos patrimônios mais importantes de São Roque porque influenciou a cultura e a economia do município. É um dos prédios históricos mais importantes da região.
Construída em 1890 pelo italiano Enrico Dell´Acqua, para abrigar uma das primeiras indústrias têxteis do Brasil.
           Em 1919 a indústria passou a se chamar Brasital, uma fusão das palavras Brasil e Itália. Com 9.600 m2 composto por galpões, eram produzidos tecidos de algodão que foram vendidos no Brasil e também no exterior.
Em 1970 a indústria foi fechada devido à diminuição das atividades e anos 1980, com ajuda do Governo Estadual, a Brasital passou a ser patrimônio público da cidade.
Em 1989 passou a se chamar Centro Educacional e Cultural Brasital, onde atualmente é prédio da administração de Educação e Cultura da Prefeitura.
Os galpões que eram ocupados pelos teares, agora são utilizados para fins culturais como a biblioteca, oficinas culturais e profissionalizantes, sala de música, dois salões onde são realizados eventos e uma trilha.
O local é bastante frequentado não só por quem faz curso, mas por quem gosta de sossego. O local é tranquilo e recomendado para quem quer passar um tempo com os amigos, namorado ou até mesmo ler um livro e estudar.

           Uma vez por ano é realizado no local encontro de carros, uma exposição a céu aberto. Pessoas de diversos lugares vêm ao encontro para expor seu carro e aproveitar para conhecer pessoas que são apaixonadas por aquele modelo. E nós demos sorte e fomos ao “10º Encontro de Fusca de São Roque”.












Foto: Thais Pedroso - Blogueira

E você tem alguma foto legal e gostaria de ver publicada no blog? Nos mande por e-mail: jornalistasnarede@gmail.com e estaremos postando no link Galera do blog na ativa.